Início » O que fazer em São Luís?

O que fazer em São Luís?

    Cidade de São Luís

    O que fazer em São Luís, no Maranhão? Quais são os pontos turísticos da cidade  que valem a pena? Muita gente vai lá só a caminho dos Lençóis Maranhenses. Será que não vale a pena ficar mais um pouquinho?

    O que fazer em 1 dia?

    Em um dia dá para você fazer tudo em São Luís. Eu vou primeiro falar o roteiro de um dia e depois eu vou falar quais são as melhores atrações para quem tiver menos tempo, uma tarde ou uma manhã. Pode parecer que são muitas atrações no início. Mas calma, que elas são curtinhas. Dá para fazer tudo. O roteiro pelos  pontos turísticos de São Luís pode começar pela orla. Você pode ir para lá dar uma olhada no Monumento dos Pescadores e dar uma olhadinha no mar.

    Praias

    As praias de São Luís não são muito bonitas. Tanto que os moradores vão para cidades vizinhas. A água é meio escura, meio barrosa e muitas não são apropriadas  para banho. Na sequência, você tem que pegar um táxi ou contratar um serviço com a agencia para começar o seu passeio pelo centro histórico de São Luís. A primeira parada pode ser o Palácio dos Leões, que é a sede do governo estadual e está super conservado. Ele é muito bonito. Lá tem uma visita guiada rapidinha, de 30 minutos. Não precisa agendar. É só chegar. Você pode apreciar os lustres, o  mobiliário antigo, algumas esculturas, quadros, enfim. Vale a pena.

    São Luís

    São Luís

    Palacio dos Leões

    Ali perto do Palácio dos Leões tem vários prédios históricos muito legais e que você pode ir  conhecendo a pé. Aliás, todo esse roteiro pelo centro histórico de São Luís pode e  deve ser feito a pé, porque é tudo muito próximo. Um dos prédios históricos  próximos ao Palácio dos Leões é a Catedral de São Luís, que vale uma visita. Ela está bem preservada, tem um piso super bonito de azulejo colorido.

    Palácio dos Leões, São Luís - MA

    Palácio dos Leões, São Luís – MA

    Museu da Gastronomia

    O próximo item da lista de o que fazer em São Luís é o Museu da Gastronomia, onde você vai aprender um pouco sobre a culinária maranhense e, por exemplo, sobre a flor de vinagreira, que é um ingrediente do prato que mais famoso no Maranhão, que é o arroz de cuxá. Dá para comprar castanha, que é legal, doces, enfim… Só não é muito bom para  comprar artesanato. Para artesanato, ideal é nas lojinhas em volta.

    Casa do Tambor de Crioula

    Também pequenininho é um museu que se chama Casa do Tambor de Crioula. O tambor de crioula é uma manifestação cultural tradicional do Maranhão, em que mulheres dançam com saias rodadas e todas paramentadas em volta de homens tocando tambor. Nela tem a famosa umbigada.

    Casa do Maranhão

    É hora de partir para o mais legal dos pontos turísticos de São Luís, a Casa do Maranhão. A casa da cultura mais legal de São Luís, no Maranhão, é definitivamente a Casa do Maranhão, que tem um pouquinho sobre tudo da cultura do estado. Eles falam sobre a origem do bumba-meu-boi, que é super importante aqui para o Maranhão, falam sobre o reggae, falam sobre os azulejos maranhenses, sobre os tipos de  embarcações maranhenses, falam do carnaval, do São João, enfim… É uma casa grande, então se prepare para levar mais ou menos uma hora para conhecer.

    Teatro Arthur Azevedo

    Na sequência, pegue um táxi para ir ao Teatro Arthur Azevedo, que fica no centro histórico mas num ponto um pouco mais distante, onde você vai fazer uma visita guiada de 30 minutinhos. Você vai conhecer aqueles balcões super pomposos, super bonitos e lustres bonitos. Mas ó: fique atento porque o Teatro Arthur Azevedo  tem horário de visita guiada. Então você tem que fazer tudo isso a tempo de pegar a última visita guiada, que é lá por volta das cinco da tarde.

    Centro Histórico, São Luís - MA

    Centro Histórico, São Luís – MA

    Em  seguida, hora de pegar um táxi para ir de novo para a orla de São Luís, mas para um outro ponto, para você ir no Espigão da Beira-Mar, onde tem o famoso pôr do sol da capital maranhense. O espigão é, na verdade, um quebra-mar, né? Uma sequência de rochas ali na praia. De lá é bacana ver o pôr do sol e também tirar uma foto clássica com aquele letreiro da Ilha do Amor. Outro lugar interessante para você ir no final da tarde é a Lagoa da Jansen, que tem uma orla em volta e que tem vários restaurantes e barzinhos.

     

    reveja o conteúdo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *