Início » Jericoacoara

Jericoacoara

Jericoacoara: a paradisíaca vila de pescadores no Ceará

Somente para chegar nessa vila já é uma grande aventura com horas de viagem, a depender do lugar onde você está, mas é unânime a resposta que vale muito a pena todo o esforço para conhecer esse paraíso. Aqui vai saber mais sobre Jericoacoara, a paradisíaca vila de pescadores no Ceará.

A vila pode ter uma aparência pequena, daquelas que só precisa de um dia para conhecer, mas não se engane. Existem tantos pontos turísticos interligados a Vila de Jeri que um dia não é o suficiente para conhecer.

Jericoacoara: a paradisíaca vila de pescadores no Ceará

Jericoacoara – CE

Um lugar com pouco mais de 20.000 habitantes e que leva a sério a Área de Preservação Ambiental (APA), possui grandes cenários construídos pela natureza, parecem cenas de um filme com as incríveis cordilheiras de dunas cercando o lugar.

Com o turismo como setor que se destaca, Jeri também investe na pecuária, pesca e agricultura. Turistas do mundo inteiro são encontrados no lugar, com os mais diversos idiomas. Conheça um pouco mais sobre essa vila aqui, neste artigo, um lugar que também faz parte da famosa Rota das Emoções.

História

Jericoacoara começou como uma região do vilarejo e forte da Nossa Senhora do Rosário, local também ocupado pelos índios Tremembé. O lugar servia como base de Portugal na disputa contra a França, pelas terras do Maranhão.

Como essa região, que em 1923 denominou-se Jericoacoara, sempre foi cercado por imensas dunas, os portugueses tiveram muitos problemas para explorar o lugar que permaneceu imaculado, com raras visitas de quem se aventurava pelo mar para o Maranhão e chegava em Jeri, no século 17.

Jericoacoara: a paradisíaca vila de pescadores no Ceará

Jericoacoara – CE

Em 1952, inaugurou-se o Farol de Jericoacoara e colocado a 120 metros do nível do mar, para auxiliar as embarcações. Somente em 1984, o Presidente João Figueiredo declarou que Jeri passaria a ser uma APA (Área de Preservação Ambiental) do governo do Brasil.

Nessa época Jijoca e Jericoacoara eram apenas um, mas Jijoca tornou-se independente em 1991, passando a se chamar Jijoca de Jericoacoara e ter a praia de Jeri anexado ao município.

Com a chegada da energia elétrica em 1998, Jeri passou a ser totalmente iluminada e foi ganhando ainda mais vida e em 2002 foi considerada Parque Nacional. Se desenvolvendo constantemente e tornando-se o grande paraíso que é hoje. A partir da história é possível concluir que realmente Jericoacoara é a paradisíaca vila de pescadores no Ceará

Infraestrutura municipal

A vila de Jericoacoara está localizada a, aproximadamente, 300 km do centro de Fortaleza, na parte oeste litorânea. Com a grande maioria da população concentrada no litoral da vila.

Com um tamanho de quase 202 km² de área total, Jeri possui uma estimativa de 100,8 habitantes por km² e está em uma altitude de 22 m. A cidade tem como Padroeira a Santa Luzia.

O acesso ao lugar pode ser feito pelo Aeroporto de Cruz, desde 2017, que fica a 40 km da cidade de Jijoca. A Azul foi a primeira companhia a chegar no aeroporto com voos de Recife para o aeroporto, seguida da Gol que tem voos que saem de Guarulhos.

Uma segunda opção é chegar pelo aeroporto de Fortaleza e ir de carro até Jijoca, em torno de 300 km de viagem. Nesse percurso, você deixa seu carro em um estacionamento na cidade e segue para Jeri em carros 4×4 que podem ser fretados no lugar.

Para quem faz o percurso de ônibus, desce na rodoviária do Ceará e pode entrar em um outro ônibus que segue até Jijoca em uma viagem de 6 horas e de lá você fretará um veículo.

As responsáveis pela conexão da cidade com outras cidades as rodovias estaduais CE-179 e CE-085.

  • Economia

A economia em Jericoacoara é, em grande parte, dedicada ao Turismo, recebendo pessoas de diversos estados e Países e movimentando o lugar com hotéis e pousadas, além de restaurante, todos autorizados a estar no local.

O turismo é central na vila, mas a população também trabalha nos arredores com outros setores da economia.

A pecuária é extensiva e trabalha com bovinos, aves e suínos, já na agricultura a variedade é maior com produção de algodão, feijão, coco, milho e castanha de caju, além disso ocorre o corte da madeira para a produção de lenha.

Por último, a pesca é feita por toda a faixa da costa para venda interna, na vizinhança e para exportação. Ainda se tem o artesanato como mais uma área da economia e muito consumido pelos turistas.

  • Serviços básicos

O local possui energia elétrica, rede de abastecimento de água, rede de telefonia e correios, onde você encontra os ECT’s (telégrafos). Já em relação ao sistema de saúde, existe um grande problema, pois a vila não tem hospital, apenas uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que funciona 24h.

Para situações mais graves, a pessoa precisa ser encaminhada para Jijoca, o que é bastante perigoso para quem necessita, já que o caminho é complicado e pode complicar a saúde do enfermo.

Quanto a educação, você encontra na vila escolas de primeiro e segundo grau, com algumas instituições infantis e outras sendo construídas. Ainda precisa melhorar, mas tudo precisa ser planejado pela necessidade para se manter nas regras da Área de Preservação Ambiental.

  • Turismo

O setor mais forte da economia, o Turismo é voltado para explorar ao máximo a região, com diversos pontos para conhecer e locais para fotos exuberantes. A paisagem é magnífica.

Um lugar isolado pelas dunas, te faz sentir como se saísse da cidade para explorar um novo mundo. Para entrar na Vila, você precisa pagar uma taxa que varia de acordo com seu tempo de estadia.

A praia e o ambiente são perfeitos para quem pratica esportes como sandboard, windsurf e kitesurf. Com diversos hotéis, hostels e pousadas a disposição, você também encontra guias turísticos que podem te levar para conhecer os lugares mais famosos.

Em apenas um dia, você pode visitar a Pedra Furada, Lagoa Azul e ver a Duna do Pôr do Sol. A praça de Jeri é um ótimo lugar para sair a noite e comprar as lembrancinhas para amigos e família. Existe o passeio do litoral leste o outro do litoral oeste.

Por isso, apenas um dia não será suficiente para conhecer tanta beleza. O artesanato está presente no turismo, pois muitos produtos são vendidos aos turistas. Os artesãos criam peças com o artesanato de labirinto e bordados.

Vale a pena conhecer o local?

Jericoacoara: a paradisíaca vila de pescadores no Ceará

Jericoacoara – CE

Ter a chance de conhecer uma vila escondida por cordilheiras de dunas e ser uma Área de Preservação Ambiental, um lugar que parece ser descoberto a cada vez que você vai, não se tem como dizer não a Jericoacoara.

Apesar de ficar longe do centro de Fortaleza e ser de difícil acesso, todo o esforço vale a pena quando se depara com as dunas e o grande Pôr do Sol no lugar. Esse destino faz parte da Rota das Emoções e com certeza deve ter um lugar na sua lista de viagem.

reveja o conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *