Início » Camocim: O Paraíso nas praias do Ceará

Camocim: O Paraíso nas praias do Ceará

Camocim-CE

Camocim – Umas das portas de entrada para Jericoacoara

Sem dúvidas, o que mais chama atenção em Camocim são as praias paradisíacas que a cidade abriga. No total, são quase 65 quilômetros de costa litorânea e isso sem falar das riquezas naturais que o lugar detém. Camocim é o Paraíso nas praias desertas do Ceará.

Enquanto grande parte dos turistas optam pelas praias mais badaladas do Ceará, outros preferem o sossego de locais mais quietos e desertos. E é nesse sentido, que o município histórico de Camocim se revela um destino ideal.

A cidade está localizada a 350 quilômetros de distância de Fortaleza, na região noroeste do estado. Fica bem próximo de Jericoacoara, sendo umas das portas de entrada principais movimentando um enorme fluxo turístico na região.  Além disso, hoje em dia, possui aproximadamente 62 mil habitantes. Com várias opções de turismo e de atividades, Camocim consegue encantar todos os visitantes, que são muito bem recebidos pela população hospitaleira.

Em seguida, aproveite a leitura para conhecer as principais informações sobre o local e saiba porque ele é um dos destinos mais buscados do Ceará. Sem dúvidas Camocim é o Paraíso nas praias desertas do Ceará.

História

Anteriormente ao século XVI, a região atual de Camocim era habitada por algumas tribos indígenas, como os Cambidas, Tabajaras e Tremembés. Os primeiros estrangeiros que chegaram nesta terra foram os franceses.

Só mais tarde, as expedições de Portugal chegaram a essa parte do litoral. Assim, em meados de 1535 a chamada Capitania do Ceará foi fundada. Posteriormente, a região foi marcada por várias guerrilhas entre diferentes povos.

Na sequência, neerlandeses começaram a tomar conta do local em 1613, mas só permaneceram até o ano de 1649. A agricultura e a pecuária chegaram até essa área em 1792, por conta da chegada de novos moradores provenientes de TutóiaMaranhão.

Camocim, o paraíso nas praias desertas do Ceará

Camocim – CE

Já em 1877, a região recebeu o nome de Barra do Camocim e no ano seguinte deu-se o início da implementação de uma ferrovia. Em meados de 1879, a cidade passou a se chamar Camocim.

Com a construção da Estrada de Ferro de Sobral – Camocim, a cidade se tornou um centro econômico urbano. Mas manteve atividades como agricultura, pecuária e pesca.

Infraestrutura municipal

A cidade de Camocim conta com dois distritos, sendo eles Guriú e Amarelas. E a sua população, muito bem distribuída em uma área de 1.124,782 quilômetros quadrados, é muito conhecida pela receptividade e hospitalidade.

As pessoas que moram em Cambuci se dividem pela zona urbana e pela zona rural. E ainda que a urbanização tenha se desenvolvido mais, muitos moradores ainda se dedicam aos campos e às plantações.

No mais, o município ainda preserva várias características como parte de sua história. Dentre elas, talvez a que mais costuma impressionar é a arquitetura que ainda é composta por antigos casarões do século XIX.

Camocim, o paraíso nas praias desertas do Ceará

Camocim – CE

Devido ao turismo, novos empreendimentos foram sendo criados ao longo do tempo. Hoje, a cidade é referência na região noroeste do Ceará e conta com muitas opções de lazer, entretenimento e hospedagens.

  • Economia

Embora o turismo movimente significativamente o setor econômico, ainda há a prevalência da agricultura, da pesca e da pecuária. O destaque vai para a produção de frutas, mandioca e feijão. Na pecuária, nota-se a criação de bois, aves e porcos.

Além dessas atividades, também há a presença do setor de produção que conta com 20 indústrias. Outras atividades que geram renda para o município são a extração de sal e a pesca.

No turismo, Camocim oferece diversas opções e entre as mais badaladas está a Festa de Carnaval. Ironicamente, são as praias mais desertas as responsáveis por levar a maior quantidade de turistas para a cidade.

  • Serviços básicos

Para começar, vamos tratar sobre o setor de saúde da cidade. Em suma, Camocim conta com um único hospital, o Hospital Deputado Murilo Aguiar, que está em funcionamento desde a sua criação em 1958.

No mais, há uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que foi inaugurada no ano de 2016. Um CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e a Policlínica Coronel Libório Gomes da Silva.

No que se refere ao setor de educação, há a presença de várias escolas de níveis fundamental e médio. Infelizmente, a estrutura da cidade ainda não permitiu que o local recebesse uma universidade.

Nesse sentido, os serviços básicos conseguem atender bem tanto a população local quanto os viajantes que visitam a cidade. Inclusive, novos empreendimentos que prestam serviços estão se instalando próximo do litoral.

  • Turismo

As atividades turísticas na cidade estão sendo mais bem desenvolvidas nesses últimos anos. E como dissemos, o local é muito frequentado por pessoas que estão viajando em busca de tranquilidade.

Grande parte das praias mais paradisíacas de Camocim possuem acesso difícil, muitas das vezes é preciso chegar até elas de bugue ou carros do tipo 4X4. Contudo, a recompensa é poder desfrutar de um local deserto e sem sinal de Internet ou celular.

Para quem gosta de ecoturismo e de esportes aquáticos, esse município é o destino perfeito. Dá para aproveitar diversas paisagens naturais, como as dunas, mangues, piscinas de água doce, praias, coqueirais e muito mais.

No Carnaval, a cidade vira destino de viajantes provenientes de cidades locais e de outros estados. Assim, é uma das épocas do ano em que o setor de turismo ganha mais movimento.

Desse modo, a infraestrutura do município está voltada para receber os turistas, que são recebidos no destino durante o ano todo. Além disso, existem várias agências de turismo para ajudar os viajantes com os melhores passeios e atividades.

Vale a pena conhecer a cidade?

A cidade de Camocim impressiona os turistas com as suas paisagens naturais e praias desertas. Lá, é possível encontrar a tranquilidade em meio às águas azuis turquesa quase transparentes.

Camocim, o paraíso nas praias desertas do Ceará

Camocim – CE

Não é à toa que é um dos lugares mais buscados da região, em especial, por aquelas pessoas que não dispensam atividades relacionadas ao ecoturismo. O lugar une cultura, história e natureza, e isso não poderia agradar mais quem visita Camocim.

As praias estão dispostas em mais de 60 quilômetros de litoral, que entre águas mornas, muita biodiversidade e sossego não deixam nada a desejar. E como a pesca é muito presente no local, as canoas coloridas foram tombadas pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Quem vai até essa região do Ceará e deixa de conhecer Camocim, certamente deixa para trás uma das melhores experiências de viagens. Venha conhecer Camocim,  Paraíso nas praias desertas do Ceará.

reveja o conteúdo

2 comentários em “Camocim: O Paraíso nas praias do Ceará”

  1. Pingback: Camocim, o paraíso nas praias desertas do Ceará – Rota das Emoções

  2. Pingback: O que é Rota das Emoções? - Rota das Emoções

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *