Início » Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba

    Delta do Parnaíba

    Conheça Delta do Parnaíba

    Primeiro, é importante ressaltar que o Delta do Parnaíba é um dos locais de paisagens mais lindas do mundo. E, está localizada nos estados do Maranhão e Piauí possuindo Parnaíba como porta de entrada. Sem dúvidas, se trata de um fenômeno raro natural que acontece em locais como rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Além disso, sua estrutura se parece com uma mão aberta, em que os dedos representam: Barra do Caju, de Tutoia, do Igaraçu, das Canárias e também Barra da melancia, que com essa ramificação, se transforma um gigante santuário ecológico.

    Além de tudo, a história do Delta iniciou após a descoberta no século XVI através do explorador Nicolau de Rezende. Pois, ao navegar pelo litoral nordestino acabou chegando na divisa do Maranhão com o Piauí. Além disso, Nicolau utilizava bastante ouro em seu barco e um certo dia perdeu a carga nas águas do rio. Ele permaneceu por cerca de dezesseis anos procurando, mas não conseguiu encontrar o seu ouro. Além disso, os índios Tremembés foram os habitantes nativos da região na época. Também, eram conhecidos como “peixes racionais” pois, eram nadadores com muita experiência.

    Além do mais, diversos navegadores se aventuraram nas águas do Rio Parnaíba, saqueando, explorando e divulgando as belezas e riquezas daquela região. Inclusive, órgão português de competência administrativa, chamado Conselho Ultramarino, definiu o levantamento do rio para apurar a viabilidade de construir um porto e também uma vila. Na época, a atividade predominante no Piauí, era a pecuária. Além do mais, o comércio de gado era composto por comerciantes de estados vizinhos, que usavam o rio e o mar para o transportar mercadorias.

    Locais para visitar em Parnaíba

    Para começar, não pode ficar de fora o museu do mar, localizado no Porto da Barcas. O local é de padrão internacional, e no museu você encontra oficinas de teatro, dança e audiovisual com frequência. Sem falar na quantidade de história acerca da região.
    Outro ponto imperdível para ser visitado é a praia da Pedra do Sal, se trata de uma das mais lindas do litoral piauiense. Sem falar que se trata da única praia existente em Parnaíba. Sua localização fica a mais ou menos 14 km de Parnaíba e costuma encantar todos que visitam. Além de ser famosa pelas suas grandes pedras de formas curiosas e por ser a praia preferida dos surfistas.
    Você também não pode deixar de conhecer a Beira rio, que se trata de um lindo calçadão às margens do rio Igaraçu. Lá é possível achar inúmeros restaurantes, bares e pizzarias, perfeito para visitar a noite. Para os mais aventureiros, é possível fazer trilhas usando quadriciclo para cruzar as dunas, lagoas e outros locais. Assim, também é possível conhecer detalhadamente diversas paisagens e locais diferentes.

    Veja a Ilha dos Canárias

    Além disso, você não pode ir à Delta do Parnaíba e sair sem conhecer esses locais. Primeiro, não deixe de ir até a Ilha dos Canários, onde você pode pegar passeios pela manhã que vão direto do Igarapé dos Periquitos e passam pela costa da Ilha das Canárias. Geralmente, as lanchas vão bem perto da Boca das Canárias, que é bastante conhecida. Normalmente, as lanchas costumam parar para mostrar como retira os caranguejos no mangue e depois fazem mais uma parada para os passageiros tomarem banho perto da foz, nas dunas.
    Enfim, a parte melhor desse passeio é que as lanchas são mais rápidas do que alguns tipos de embarcações maiores. Além do mais, elas conseguem passar por locais mais estreitos do que as maiores. Esse passeio também é ideal para quem não gosta de muita aglomeração, uma vez que as quantidades de pessoas são reduzidas. Por outro lado, as desvantagens pode ser valor do passeio, que costumam ser um pouco mais caros. Bem como, as refeições também costumam ser em locais com valores mais elevados também.

    A Revoada dos Guarás

    Além disso, se você passará muito tempo no delta do Parnaíba, não deixe de conhecer a Revoada dos Guarás. Para esse passeio, as lanchas costumam sair no início da tarde do Porto dos Tatus, indo rumo a foz do Caju. Além disso, geralmente essa foz é um pouco mais longe do que a foz das Canárias. Esse é um passeio feito por volta das 5 horas da tarde, onde lanchas vão a uma ilha que é uma espécie de dormitório para inúmeros guarás. A impressão que dá é de que se trata de um espetáculo ensaiado. Pois, os pássaros chegam devagar e quando menos se espera existem diversos pássaros vermelhos por toda a parte, em contraste com o azul do céu.

    Quando visitar Delta do Parnaíba

    Sem dúvidas, a decisão mais difícil na hora de planejar uma viagem, é saber em qual época ir ao destino escolhido. Pois, o ideal é observar diversos fatores e saber como estará o clima nessa época para não ser pego de surpresa. Pois, além da questão do clima, ainda existem épocas que o destino é mais procurado e por isso está mais cheio. Desse modo, é de extrema importância escolher antecipadamente a época que melhor se encaixa em seu gosto.
    Geralmente, todos falam que Delta do Parnaíba é um local interessante para visitar o ano inteiro. No entanto, isso dependerá do que você pretende fazer na cidade. Pois, em algumas épocas o local está lotando de turistas passando as férias. Bem como, em algumas épocas os ventos ocorrem com maior incidência. Já em outras épocas as lagoas podem estar mais cheias ou secas, com clima mais úmido ou seco. Enfim, o fato é que na realidade a travessia do delta será sempre uma experiência impressionante e inesquecível.
    Mas, muitos dizem que a época ideal para ir ao Delta do Parnaíba é no período entre maio a agosto. Pois, a região terá um número menor de chuva, o calor não será escaldante e as lagoas estarão bem cheias e cristalinas. Entre dezembro e janeiro também pode ser uma boa época, pois, as chuvas ainda não são tão frequentes e o local poderá ser melhor aproveitado.

    reveja o conteúdo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *