Início » Conheça as cidades da rota das emoções

Conheça as cidades da rota das emoções

Cidade de São Luís

Conheça as cidades que compõem a rota das emoções

Mapa das cidadas da Rota das Emoções

Mapa das cidadas da Rota das Emoções

A viagem nordestina que vai proporcionar a você turista uma natureza pulsante, oferecendo cenas únicas e incorporando a cultura da localidade.  Além do mais percorre uma trajetória por três estados brasileiros, Ceará, Piauí e Maranhão, e 14 cidades distribuídas entre eles no total de 500 Km. Vamos passear aqui em cidades do Ceará, Piauí e Maranhão.  O nome da rota é amplo, conduzindo a várias emoções. É inexplicável visitar esses lugares ecologicamente corretos em uma rota única. O que lhe aguarda é um destino com riquezas naturais com vista para o litoral, suas características são deslumbrantes, tornando esta viagem inesquecível! Conheça  conosco as cidades que compõem a rota das emoções

Destaques da rota das emoções

  • 14 Cidades

Este longo e divertido passeio inclui 14 cidades com perfis de desenvolvimento muito singulares, oferecendo paraíso, tranquilidade, simplicidade, sofisticação e rusticidade.

 

  • Qualificações para os serviços

A Rota das Emoções está em crescimento ativo e significativo, com o objetivo de inovar, respeitando os princípios do desenvolvimento sustentável para servir o turista. Ela possui 290 formas de hospedagem, 341 bares e bons restaurantes, 65 recepções agenciadas todas elas estão prontas para cada turista individualmente e seus grupos.

  • Aventuras

Toda temporada, a rota oferece novos espaços de hotelaria e locais para refeições os mais diversos para cada públicos, desde hotéis de alta gastronomia glamourosos até hotéis de luxo para quem procura por espaços com ambientes relaxantes para viajar.

  • Roteiros e passeios

Existem várias agências credenciadas na Rota das Emoções onde promovem novos roteiros para atender os desejos dos seus clientes, apresentando soluções de mercado.

  • Esportes

Já quem gosta de esportes, principalmente os aquáticos, você pode praticar Surf, Kitesurf entre outros esportes em paraísos que fazem parte da rota, todos com belas praias.

A prática da caminhada e trekking também vem crescendo nos Lençóis Maranhenses. Oportunizando que todos vivenciem essa experiência surreal para quem decide atravessar as dunas e se refrescar nas lagoas de águas cristalinas.

Cidades do Ceará

Conheça as cidades do Ceará da rota das emoções.

Cruz

Localizada em Jericoacoara a 230 km de Fortaleza. Preá é praia de Jericoacoara sua pacata vila adjacente ao Parque Nacional é um eco-resort baseado no desenvolvimento sustentável.

São inúmeros atrativos como coqueiros, lagoas e manguezais. Outra atração que deixa o lugar famoso é o Buraco Azul, sua águas azul-turquesa é uma grande piscina criada pela natureza, a qual desperta à apreciação dos turistas.

As vilas contam com barracas e hotéis, dos mais simples aos mais estruturados, muitos deles em excelentes localizações na praia bem perto do mar,

Jericoacoara – Vila de Jeri

Descendo, uma pequena e rústica vila. Lugar animado com ótima hotelaria, pousadas, lojas, restaurantes e muitos com eventos com transmissões ao vivo.

Um ótimo ponto são as extensas dunas que cobrem quase todo o parque, uma excelente oportunidade de conhecer o mais belo destino: as dunas , que são um espetáculo contemplativo no final da tarde.

Camocim

Camocim tem mais de 60.000 habitantes e abriga um paraíso natural, belíssimas; lagoas, rios, dunas e várias belas praias. O ponto turístico emblemático é a praia de Tatajuba. Ela possui uma vila dos pescadores que foi reconstruída depois que à anterior foi soterrada por dunas de areia. É uma praia considerada, com as dunas mais altas do litoral cearense e só pode ser alcançada de barco. Por fim, embarcamos em uma incrível viagem até os belos manguezais. Observar os manguezais e todas as espécies que vivem nele, são imagens inesquecíveis. Além do delicioso banho no rio com águas doce.

Para encontrar outro imperdível paraíso de Camocim. A Testa Branca, ou Ilha do Amor, como também é conhecida, basta pegar uma balsa pelo Rio Coreaú para curtir esse paraíso. De lá você pode desfrutar de belas vistas e suas praias. Os ilhéus lá podemos tomar banho no mar, dar até esquiar nas dunas. Não sai de lá sem comer os pratos típicos os caranguejos frescos.

Barroquinha

Saindo de Camocim, uma bela viagem com apenas meia hora de duração nos chegamos na cidades mais tranquilas. Toda as praia de Barroquinha foram preservadas em estado intocado. Algo de tirar o fôlego, onde a paz reina.

Simplesmente impressionante é a praia da Vila de Curimãs. Considerada também uma bela praias do litoral oeste do Ceará. A praia é um pequeno paraíso com uma paisagem intocada e emocionante de dunas de areia branca e manguezais.

Chaval

Seguindo à viagem. Próxima parada é Chaval. Foi o último destino no estado do Ceará. A nossa experiência terminou nessa linda cidade! Conhecida como a “Cidade das Pedras”, Chaval possui suas belas esculturas naturais feitas de pedra constroem uma paisagem de guardar na memória pra sempre. Basta uma rápida caminhada pela cidade para encontrar a famosa Pedra da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Chaval, também é conhecida por suas belas praias, algumas quase desertas, outras mais fluidas, uma verdadeira magia para os olhos.

Cidades do Piauí

Piauí, tem praticas variadas de esportes ao ar livre, nos lugares que vamos abordar agora. Conheça as cidades do Piauí da rota das emoções.

Cajueiro da Praia

Sendo entre os outros o municípios principal do Piauí à cidade de Cajueiro. A Praia de Barra Grande, é uma pequena colônia habitada somente por pescadores no passado, conhecida por sua deliciosa comida. Aldeias de pés de areia convidam seus visitantes à se desconectar do tempo e aproveitar cada momento.

Seus cavalos-marinho preservados e cuidados por seus aldeões atraem turistas. O pôr do sol é espetacular na Estrada das emoções. Receber aulas de surf aquático pode ser uma opção de aventura, assim como a alimentação típica de cada parada.

Luís Correia

O lugar das 4 belas lagoas, a maioria de todas as praias fazem parte da cidade de Luís Correia. A cidade também destaca o único porto do Piauí. A sua culinária é a base de frutos do mar.

A árvore penteada famosa atração turísticas da região. Uma árvore de tamarindo, dobrada pelos fortes ventos costeiros, também parece estar cuidando amorosamente de sua copa. A estrada das melhores emoções, tem à alegre Praia do Atalaia, ponto de encontro dos turistas. Este é mais urbano e moderna arquitetura litorânea, mas o restaurante e bar madeira e palha de carnaúba, são elementos naturais visíveis.

Na hora da pausa logo do passeio você reconhecerá a Praia conhecida por Peito de Moça. Um nome estranho porque forma de uma duna que lembra um par de seios de menina. Há também sombra e água fresca! Na Praia do Arrombado, que leva o nome da areia e bate as ondas fortes. Aqui, o bar fica intocado e as apresentações são inspiradas na natureza, com

Ilha Grande

Ilha Grande, uma charmosa cidade dedicada às iguarias de caranguejo, abre suas portas e quem recebe é o Delta do Parnaíba! Fenômeno natural incomum com à forma da mão aberta com uma forma magnífica reserva ecológica. São 73 ilhas fluviais. Arquipélago formado pelo Rio Parnaíba.

Trata-se de uma área protegida que inclui uma Reserva Extrativista em sua Marinha. O Delta do Parnaíba pertence ao território da APA. Aproximadamente de Paulino Neves do Maranhão até Barroquinha no Ceará.

Parnaíba

Parnaíba está localizada no centro do delta. Devido à sua curta distância, você pode acessar rapidamente suas atrações famosas a partir daqui. A cidade possui uma cultura e história, hotéis, galerias, sua arte e bazares, o procurado óleo de baleia. E uma linda paisagem de praias, passeios de barco, seus restaurantes, bares, que destacam um acervo da arquitetura colonial portuguesa, além de casarões construídos com pedra bruta, conchas de ostras.

Exótica à Praia Pedra do Sal, chamou a atenção pela com sua formação de crostas de sal no granito que invade o oceano. Na maré baixa, essas rochas formam poças que depois da vaporização deixa para trás essas pilhas de sal. Em Parnaíba, as pessoas se despedem do Piauí para deslumbrar a beleza do delta, agora no Maranhão.

Cidades do Maranhão

No Maranhão, vem à continuação da emocionante estrada que atravessa o Parnaíba, você pode conhecer novas cidades com alguns dos mais belos atrativos turísticos do estado! Conheça as cidades do maranhão da rota das emoções.

Araioses (Delta do Parnaíba)

Chegando à cidade de Araioses, você encontra dois terços do delta no território do Maranhão. Primeira parada. Ilha do Caju. Um lugar no brasileiro, belo pra se apreciar sua diversidade biológica em um território relativamente pequeno. Sua fauna de animais, aves, peixes como: tatus, cutias, tamanduás, tucanos, veados, pica-paus, garças, tartarugas, botos e muito mais! Logo depois temos: Ilha das Canárias, um dos lugares mais bonitos e tranquilos da costa nordeste.

De 80 ilhas deslumbrantes é um arquipélago com dunas intermináveis, riachos, manguezais, caranguejos, jacarés com inúmeras aves que nidificam junto aos rios e em maravilhosas florestas com raízes que nascem no mar.

Tutóia

Passando pela cidade de Tutóia, entra-se no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os Lençóis Maranhenses consistem em grandes e pequenas extensões que constituem uma grande área de conservação no litoral leste maranhense.

Localizado entre os municípios de Tutóia e Paulino Neves, Pequenos Lençóis é repleto de dunas altas e baixas com águas doce nas lagoas variando de 12m a 30m, suas águas variam entre áreas de mangue, restingas e as praias verdes e azuis de Cariocas. Cercado por areia macia e dourada, os ventos podem fazer dunas se formarem. A Ela preserva a mata original em alguns lugares, bem como as águas claras e calmas.

Paulino Neves

Paulino Neves ou também conhecido como Rio Novo é uma vila recentemente libertada cujos moradores ainda debatem como ela pode ser nomeada. Sem dúvida, a região possui uma beleza natural ímpar que liga os Lençóis Maranhenses ao Delta do Parnaíba.

O seus rios claros, suas corredeiras e lagoas e praias cercadas por dunas e vegetação nativa: paraíso escondido que conserva o clima idílico da típica cidade paraíso e de interior no Brasil. Uma visita a esta zona será inesquecível, podendo escolher entre o encanto do Delta ou a azáfama dos Lençóis.

Barreirinhas

Caminhar nas maiores dunas de areia do Brasil, se refrescar nas lagoas cristalinas e apreciar o magnífico pôr do sol. Você vai querer voltar mais vezes, ou assim como muitas realizar o passeio de maneira habitual. Essa experiência é conquistada em um veículo 4×4 customizado para Lençóis. Para chegar à Praia do Caburé é preciso pegar um barco pelo Rio Preguiça.

Com águas turvas e bastante calmas e influenciadas pelos rios da região. Caburé é místico, alimentado por um gerador, um refúgio para turistas que se banham na água do mar e com águas que são doce, são usadas para retirar o sal do corpo. Há também vila de pescadores a beira do Rio Preguiça, com uma casa humilde coberta de palhas de buriti e de frente para o mar. Por fim, na rústica vila de Atins, você pode atravessar o Rio Preguiça até o Parque dos Lençóis. No caminho, você pode visitar Vassouras, mais uma vila também de pescadores que leva à Praia Mandacaru Farol, e ver macacos vagando livremente pela natureza.

Assistir ao nascer do sol aqui dá uma sensação de liberdade. Mesmo à noite, a experiência começa quando as intermináveis praias de areia encontram as estrelas, e uma lagoa que é aquecida e iluminada com o sol pelo amanhecer.

Santo Amaro

Santo Amaro, sendo possível acessar o lugar apenas por transporte 4×4. Conhecida como paraíso Escondido “. O lindo paraíso, é bem próxima do parque. As mais belas lagoas dos Lençóis Maranhenses. Raramente recebem turistas, possui uma atmosfera misteriosa. Quer uma dica? Não deixe de curtir a paisagem e a sua tranquilidade, e entre as trilhas mais bonitas, a trilha na Lagoa das Emendadas tem duração de 4 horas, falo da ida e da volta.

Longe estão as Lagoas do Espigão e Betânia, que podem ser apreciadas em um passeio que leva o dia inteiro possivelmente até o entardecer.Faça o fechamento do passeio na lagoa, faça de barco pelo Lago América. Se tiver com tempo pra ficar na cidade, vale bem a pena experimentar, sua Praia na Travosa.

Agora que você já conhece as cidades que compõem a estrada das Emoções e seus principais detalhes, não perca tempo e programe a sua viagem para deslumbrar-se com as belezas dessa trajetória!

Conclusão

Conheça as cidades da rota das emoções junto cosnosco, com toda a certeza você não irá se arrepender. Um dos lugares mais lindos do mundo, e com certeza será algo inesquecível na sua vida!

reveja o conteúdo

2 comentários em “Conheça as cidades da rota das emoções”

  1. Pingback: O que é Rota das Emoções? - Rota das Emoções

  2. Pingback: Rota das Emoções - Rota das Emoções

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *