Conheça os Lençóis Maranhenses
Conheça os Lençóis Maranhenses junto conosco. Nesse artigo vamos destrinchar tudinho sobre os Lençóis, vamos trilhar juntos?
O Parque
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica em Maranhão, estado do norte do Brasil. O parque foi fundado em 1981 para proteger essa herança natural única. Ele cobre 155 hectares e a primeira impressão é de que é um grande deserto. Mas esse deserto é especial e não existe nada comparável com os incríveis Lençóis Maranhenses. Todo ano turistas do mundo todo viajam para os Lençóis para ver o único deserto do planeta com lagoas entre as dunas de areia.
O parque é protegido, e além dos nativos, é proibido viver ali. Portanto, a estadia dos turistas fica a poucos quilômetros do parque. Nós recomendamos que você contrate um guia, que saiba o que vale a pena ver e fazer, e para você não entrar no parque sozinho porque você pode ficar facilmente perdido. Você também tem que saber como dirigir na areia, ou onde a água não é muito profunda para atravessar, caso contrário, seu carro poderá atolar.
Aqui vamos conhecer muitas coisas sobre um dos destinos mais amados do mundo, os Lençóis Maranhenses.
Melhor época
A melhor época para se visitar os Lençóis Maranhenses é entre Junho e Setembro. As lagoas cujas águas variam entre os tons de verde e azul são criadas por chuvas com duração a partir do início de janeiro até o final de abril. No resto do ano é muito quente e seco. Essas condições climáticas fazem com que a maior parte das lagoas não tenha água entre novembro e fevereiro. O momento da primeira vista de paisagem composta por vastas dunas de areia e águas cristalinas é indescritível.
Barreirinhas: a porta de entrada
A cidade mais famosa e mais visitada em todo o parque é Barreirinhas. Diariamente vários carros vão para as lagoas e alguns dias pode ser bastante cheio. Para experimentar a natureza intocada mais privadamente, recomendamos que você comece a sua viagem em uma cidade chamada Santo Amaro, localizada a cerca de 100 km de Barreirinhas. Esta, originalmente uma vila de pescadores, se transformou na porta de entrada turística para os Lençóis Maranhenses. Para o deserto com lagoas azuis vamos em uma estrada bastante aventureira. Depois de atravessar um rio em uma balsa, seu carro vai continuar em uma pista de areia, onde ele treme e salta muito. De qualquer forma, pegar a estrada acidentada definitivamente vale a pena, uma vez que é seguida por uma paisagem maravilhosa. Existem inúmeras lagoas em todo o parque, uma mais bela do que a outra.
Os passeios aos Lençóis Maranhenses
Perto do Barreirinhas fica a Lagoa Bonita e a Lagoa Azul, ambas com excelentes condições de nado. As lagoas contêm água doce fresca e surpreendentemente elas são um lar para várias espécies de peixes. Outro orgulho dos Lençóis Maranhenses é o Rio Preguiças, que também percorre Barreirinhas. O rio no centro da cidade está repleto de hotéis e restaurantes onde você pode provar a cozinha local. Como um turista, você pode revelar os segredos do rio em um passeio de barco. O rio tem um comprimento de 120 km e está rodeado por vegetação que se assemelha a uma floresta tropical.
Cerca de 45 km do rio de Barreirinhas está localizada a aldeia de mandacaru. Mais de 100 anos atrás, o Farol Preguiça foi construído aqui para navegar barcos vindos do oceano. O farol está aberto para os turistas e de seu topo pode se ver uma vista encantadora do local.
Alguns quilômetros adiante, o rio Preguiças encontra o Oceano Atlântico. É muito interessante nadar nesta mistura de água doce e salgada. O local é acessível de barco ou de quadriciclo da praia de Caburé. O programa diário do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses termina com um pôr do sol deslumbrante. Sente-se no topo de uma lagoa azul e assista o sol se pôr para além do horizonte. Com os últimos raios solares é a hora de dizer adeus a este lugar incrível que é, sem dúvida, um dos lugares que você deve ver. Lembre-se, onde quer que você for viajar, viaje tranquilo. Venha conosco e Conheça os Lençóis Maranhenses.
reveja o conteúdo