São Luís: a capital do Maranhão
A cidade de São Luís, além de ser a capital do Maranhão, é referência quando se fala em História. Só para ilustrar, o município possui 4 mil obras arquitetônicas históricas. Sendo algumas delas até tombadas como Patrimônio Cultural pela Unesco.
A princípio, São Luís foi fundada por franceses e é a única cidade do Brasil a ser fundada por colonizadores dessa nacionalidade. Hoje, o local é composto por alguns contrastes, visto que une áreas mais novas a partes mais antigas e históricas.
Fato é que quem vai até São Luís, se impressiona com a herança arquitetônica composta por obras coloniais. Mas, também se encanta com a modernidade e opções de programação que a cidade proporciona. E, é claro, que não podíamos deixar de falar sobre as praias do litoral maranhense.
Na sequência, confira mais detalhes sobre São Luís e saiba porque você precisa colocar essa cidade na sua lista de viagens.
História
Antes da chegada dos primeiros invasores estrangeiros, a região que hoje é a cidade de São Luís, era moradia de indígenas. Logo, a área era composta por várias ocas de palhas e materiais do tipo.
São Luís, mais conhecido como São Luís do Maranhão é uma cidade que inicialmente foi fundada por povos franceses. Não demorou muito para que invasores da Holanda tomassem conta do território que, no final, foi colonizada pelos portugueses.
Em 1621, São Luís foi nomeada como a capital da primeira unidade administrativa do país. Na época, o país foi dividido em duas partes, sendo elas o Estado do Maranhão e o Estado do Brasil.
O local, desde a implementação da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão, era responsável pela exportação de vários produtos. Assim, era grande produtor de cana-de-açúcar, tabaco e cacau.
Tempos depois, a agricultura passou a dar lugar à indústria de tecidos. Consequentemente, a cidade foi se desenvolvendo e gerando mais empregos para mão de obra local. Mais tarde, o setor têxtil também acabou minguando.
Infraestrutura municipal
A cidade de São Luís se encontra em uma ilha chamada de Upaon-Açu, no meio da baía de São José do Ribamar e da baía de São Marcos. A sua área de mais de mil quilômetros quadrados ocupa em torno de 57% da extensão da ilha.
Essas são algumas das características da cidade que conta com aproximadamente 1.110.975 habitantes, distribuídos em mais de 230 bairros e 122 pequenos vilarejos. Sendo assim, a cidade mais populosa do Maranhão.
No território de São Luís há ainda outras ilhas: Tauá-Mirim, Tauá-Redondo, Ilha do Medo, Ilha das Duas Irmãs, Ilha das Pombinhas e Ilha de Guarapirá. Por conta da sua localização, já dá para imaginar a riqueza de ambientes que existe no município.
Em suma, o que mais chama atenção em São Luís são as praias distribuídas na extensão litorânea. Além disso, uma grande riqueza de flora e de fauna também compõem a região.
-
Economia
Conforme foi dito anteriormente, a cidade foi um grande centro de atividades econômicas no passado. No entanto, a economia local, que se baseava na indústria têxtil, acabou minguando. Apenas no século XX São Luís ganhou espaço na economia por conta das ferrovias.
Logo, a cidade se tornou um dos maiores polos econômicos do país, principalmente após a construção do Porto de Ponta da Madeira, que hoje está entre os mais movimentados do Brasil.
Atualmente, a economia da cidade está relacionada majoritariamente à prestação de serviços em geral. Na sequência estão a atividade agrícola, pecuária e industrial. Por fim, tem-se o turismo que também movimenta muito o setor econômico local.
-
Serviços básicos
O que mais chama atenção em São Luís quando se fala em infraestrutura é a parte de iluminação pública. Em suma, a cidade conta com iluminação em 100% de sua extensão. Porém, apenas metade das vias do município são asfaltadas.
Em seguida, outro setor muito bem desenvolvido na região é o setor de mobilidade, ou seja, transportes. Ao todo, São Luís possui 5 terminais para fins de integração. Eles possibilitam que os passageiros percorram toda a área da cidade com apenas 1 passagem.
No mais, o município também possui um aeroporto. O Aeroporto Internacional de São Luís consegue atender um número que supera os 3 milhões de passageiros a cada ano. E, para o escoamento de produção há a Estrada de Ferro Carajás.
No setor de educação, a capital maranhense conta com: a Universidade Estadual do Maranhão, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fundação Getúlio Vargas e outras opções entre instituições públicas e privadas.
-
Turismo
Especialmente quando se fala em turismo, São Luís tem muito a oferecer aos seus turistas. Em primeiro lugar, não se pode deixar de falar sobre as manifestações culturais presentes no local, o bumba-meu-boi, por exemplo.
Em seguida, o forte apelo arquitetônico de estruturas coloniais antigas, também são um convite para o turismo. Ademais, as opções de atrações turísticas urbanas são as mais diversas: museus, teatros, estádio, Jardim Botânico e muito mais.
E para quem gosta de pontos turísticos naturais, São Luís costuma ser de grande agrado também. Começando com o Parque Estadual da Lagoa, que oferece uma infraestrutura incrível para esportes, lazer e entretenimento.
Por último, como não falar das praias da capital do Maranhão? Sempre lotadas de turistas, as praias também são cartões-postais da cidade. Dentre as principais, estão a Praia da Guia, a Praia do Cajueiro, a Praia do Amor, a Praia do Calhau e muitas outras.
Em síntese, tudo em São Luís contribui para o turismo: expressões culturais, centro urbano, arquitetura colonial histórica e paisagens naturais.
Vale a pena conhecer a cidade?
Não ficam dúvidas de que a cidade de São Luís é uma verdadeira representação de parte da história do Brasil. Assim, tal qual essa parte da cidade carrega toda a história local, as regiões mais modernas mostram uma nova São Luís.
Se você procura por um destino que possa oferecer muitas opções de atrações turísticas, visitar São Luís não pode ser algo para se deixar passar. No fim, tenho certeza de que não haverá arrependimentos.
reveja o conteúdo
Pingback: São Luís: Centro histórico e capital do Maranhão – Rota das Emoções
Pingback: Como é a viagem aos Lençóis Maranhenses e quanto custa ir? - Rota das Emoções
Pingback: O que é Rota das Emoções? - Rota das Emoções
Pingback: Por onde começar a Rota das Emoções? - Rota das Emoções
Pingback: Transfer São Luís x Santo Amaro (privativo) - Rota das Emoções
Pingback: Transfer São Luís x Barreirinhas (privativo) - Rota das Emoções
Pingback: Transfer Barreirinhas x São Luís (privativo) - Rota das Emoções