Parnaíba: Conheça mais um pedacinho do Piauí
Parnaíba entrou na rota e turismo a pouco tempo, na última década o seu crescimento chamou a atenção de diversos turistas e do próprio estado, o que a levou a se tornar a cidade destaque nacional em desenvolvimento. Conheça Paraíba, mais um pedacinho do Piauí.
Piauí possui diversas cidades belíssimas, que atraem turistas durante todo o ano, mas Parnaíba se destacou ultimamente pelas suas rotas turísticas e por ser alimentada por diversos serviços e apoios aos habitantes.
Atualmente, estima-se uma população de pouco mais que 150 mil habitantes, com uma mescla de culturas proveniente de diversos estados e até países, Parnaíba tem tudo para crescer ainda mais e chamar a atenção de quem procura novos lugares para visitar no Brasil.
Confira nesse artigo alguns motivos para visitar a cidade e saiba mais sobre sua história. Boa leitura.
História
A cidade possui raízes indígenas, sendo povoada pelo índios Tremembés até a chegada dos jesuítas, bandeirantes e pesquisadores em 1607. Dois povoados, então, originaram a Parnaíba de hoje: O Porto das Barcas e Testa Branca.
Entre esses dois, apenas Porto das Barcas conseguiu realmente prosperar, avançando com as embarcações que chegavam e faziam girar o comércio local. Em 1711, elegeu-se a primeira padroeira da cidade, Nossa Senhora de Mont Serrat.
Em 1758, Domingos Dias da Silva veio de Portugal e adquiriu muitas terras do lugar, começando a produção de charque e criando um fluxo de mercado de entre Lisboa e Piauí. Foi então que o Porto das Barcas, como é hoje, foi construído.
Somente em 1762, o povoado Testa Branca migrou para o Porto das Barcas e criou-se a Vila São João da Parnaíba que, em 14 de agosto de 1844, seria elevada a cidade Parnaíba. Seu nome veio do Tupi-Guarani e significa águas barrentas, nome dado em homenagem ao rio Parnaíba.
Em 1844, a padroeira da cidade ganhou o nome de Nossa Senhora das Graças e sua capela, no estilo Barroco, foi construída. A cidade avançou com o tempo, ganhando valores históricos e econômicos e, mais recentemente, turísticos.
Infraestrutura municipal
Uma das grandes vantagens da Parnaíba é a sua infraestrutura bem desenvolvida, o que fornece o suficiente para a população e ainda garante a chegada de turistas, movimentando a economia.
A cidade possui 435,6 km² e uma densidade demográfica de quase 352 habitantes por km². Uma das quatro cidades litorâneas do estado, as cidades de Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande completam o quarteto litorâneo.
Os parnaibanos, como são chamados os moradores da cidade, estão a 5 metros de altitude e moram em uma cidade com um grande valor histórico, com diversos monumentos tombados pelo Iphan para preservar a história do local.
E esses são apenas alguns pontos que tornam essa cidade tão atrativa. Parnaíba ainda conta com o Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho e um terminal rodoviário para facilitar o acesso ao lugar.
-
Economia
A economia local é bastante movimentada pela visita dos turistas e pelo comércio da cidade. Parnaíba ainda está em desenvolvimento, por isso é comum perceber que alguns setores importantes precisam de investimento, mas tudo ao seu tempo.
Atualmente, a base econômica está no comércio e serviços na área de restaurantes, com a população jovem, em grande parte, empregada e crescendo a cada dia mais, rumo ao desenvolvimento.
Com o turismo em constante crescimento também, a cidade vem investindo em comemorações de datas comemorativas, recebendo artistas nacionais conhecidos e até celebridades esportivas. Não se pode negar que o turismo tem contribuído bastante com a economia do lugar, o que ajuda outros setores a se desenvolverem.
-
Serviços básicos
Já em relação a serviços básicos, vamos começar falado da educação. A cidade conta, além das escolas de ensino regular, com um campus que compreende as Universidades Federal e Estadual do Piauí.
Fora elas, Parnaíba também conta com a Universidade particular UNINASSAU. Essas três são responsáveis por formar diversos profissionais todo ano e oferecer uma educação melhor a grande comunidade de jovens moradores.
Quanto a saúde, Parnaíba possui um hospital de grande porte, e conhecido na região, chamado Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Também conta com a Santa Casa de Misericórdia e o Serviço de Atendimento Móvel – SAMU.
Espalhados pela cidade você encontra diversas farmácias com uma grande variedade de remédios. Serviços básicos essenciais para uma cidade e bem fornecidos, comprovando que a cidade vem evoluindo bastante.
-
Turismo
Como mencionado anteriormente, Parnaíba faz parte do quarteto litorâneo que ficou popularmente conhecido como Capital do Delta, já que eles são o portal de entrada do Delta da Parnaíba, o único delta das Américas que existe em mar aberto.
O turismo em alta na última década vem proporcionando um forte crescimento na cidade como um todo e colocando a Parnaíba no radar dos turistas durante o ano inteiro e não apenas em datas comemorativas.
Além dos monumentos históricos, você também pode conhecer o único Delta em mar aberto e conferir a Rota das Emoções, que vem acumulando elogios e fãs por todo o país. A Rota interliga no passeio Parnaíba (PI), Jericoacoara (CE) e os famosos Lençóis Maranhenses (MA).
Outro fator que atrai muitos turistas é a extensa flora e a variedade da fauna que abriga espécies que estão em extinção e torna-se ainda mais relevante por isso. Você pode contar com várias agências de turismo e hotéis para completar o seu pacote de viagem.
Biodiversidade, diversão, relaxamento e paisagens belíssimas, isso a Parnaíba garante.
Vale a pena conhecer a cidade?
Com tudo visto até aqui, fica inegável aceitar que vale muito a pena conhecer a Parnaíba, no Piauí. A cidade é relativamente nova nas rotas turísticas, mas tudo o que oferece faz você ter vontade de explorar as novidades do local.
Parnaíba é rica em cultura, turismo, biodiversidade e tudo o que é incrível para quem ama conhecer lugares diferentes e explorar as riquezas do nosso País. Muitas vezes, viajar pelo Brasil pode até custar mais caro que viajar para o exterior, mas tudo o que temos aqui não se encontra em outros lugares.
Dê uma chance a Parnaíba e conheça mais um pedacinho do Piauí, coloque no seu roteiro de lugares a conhecer, é impossível você se arrepender.
reveja o conteúdo
Pingback: O que é Rota das Emoções? - Rota das Emoções
Pingback: O que é o Delta do Parnaíba e como é o passeio? - Rota das Emoções
Pingback: Conheça Delta do Parnaíba - Rota das Emoções
Pingback: Conheça o Delta do Parnaíba – Rota das Emoções
Pingback: Transfer Parnaíba x Porto dos Tatus ida e volta (privativo) - Rota das Emoções
Pingback: Transfer Parnaíba x Jericoacoara (privativo) - Rota das Emoções
Pingback: Transfer Parnaíba x Barreirinhas (privativo) - Rota das Emoções
Pingback: Transfer Jericoacoara x Parnaíba (privativo) - Rota das Emoções