Onde ficar em uma viagem para os Lençóis Maranhenses?
Quando o assunto é viagem para os Lençóis Maranhenses, onde ficar? Sabia que tem três vilarejos lá? Você pode ficar em Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão ou Atins. Será que é melhor ficar num vilarejo só? Será que é melhor dividir a sua estadia entre dois ou entre os três?
Em primeiro lugar é importante falar que os Lençóis Maranhenses são gigantes. Vocês vão ter que pegar um voo até São Luís e de São Luís ir até os Lençóis Maranhenses de carro ou de ônibus ou de van. Primeiro eu vou dar uma geral nos três vilarejos e depois eu vou explicar para você se você deve dividir a sua estadia ou não.
Barreirinhas
Barreirinhas é a cidade que tem mais opção de pousada e muita gente opta por ficar lá. É uma cidade que é um pouco melhor estruturada. Tem uma orla ali na beira do rio, onde tem vários restaurantes. Mas assim… vários tipos 10. Tem pousadas bacanas, tem um ou outro resort, e também tem pousadinhas mais tranquilas e mais simples. Vários passeios saem a partir de Barreirinhas, então, inevitavelmente você vai acabar tendo que se hospedar lá. Você não precisa necessariamente ficar no centro de Barreirinhas. É que tem restaurantes gostosos nas pousadas também. As melhores pousadas, inclusive, não estão no centro de Barreirinhas. E se você vai pegar um passeio, os passeios te pegam na sua pousada independente se ela for no centro ou não. Não vá esperando muita loja, coisinha de artesanato, porque nem artesanato quase não tem lá. É bem simples a cidade.
Atins
Outra opção de onde ficar nos Lençóis Maranhenses é o vilarejo de Atins. Atins é um vilarejo bem mais rústico que Barreirinhas. Ele fica a duas horas de toyota (de 4×4) de Barreirinhas e a estrada é de areia fofa. Então, é bem desconfortável chegar lá. É um vilarejo mais rústico, porque as pousadas são bem mais simples. Tem menos restaurante. Atins está muito na moda porque tem muita gente que vai fazer kitesurf lá, principalmente estrangeiros. Então, você pode perceber que talvez os preços sejam mais inflacionados justamente por causa disso.
Santo Amaro
O terceiro vilarejo é Santo Amaro do Maranhão. Santo Amaro do Maranhão é ainda mais rústica que Barreirinhas. É um vilarejo que tem pousadas bacanas e que nas pousadas ficam os melhores restaurantes. Então você não tem muita vantagem de ficar no centro de Santo Amaro, porque além de não ter muito restaurante legal, não tem um centrinho que tenha lojinha, ou que tenha restaurante… Não é um centro agradável ou bonito. E nos passeios, os carros te pegam nas pousadas. Então, o ideal é você escolher uma boa pousada.
Conclusão
E afinal, é melhor dividir a estadia? Melhor ficar em um vilarejo só? Eu recomendo que se você puder divida a sua estadia. Fique três noites em Barreirinhas e duas noites em Santo Amaro do Maranhão.E, se possível, mais uma noite em Atins. Assim, você cobre toda aquela região, todas as principais lagoas.
reveja o conteúdo