Visite Lençóis Maranhenses
Ao chegar nos “Lençois Maranhenses” você encontrará uma paisagem impressionante. Certamente, você já ouviu falar que não existe outro de maior beleza em todo o mundo. Desse modo, poderá encontrar dunas de areias gigantes, finas e brancas à beira-mar. Além das diversas lagoas de águas doces e também cristalinas, com tonalidades azul e verde formadas nos períodos chuvosos. Além disso, a maioria dessas lagoas ficam cheias durante quase todo o ano.
Enfim, lençóis maranhenses fica no noroeste do estado do Maranhão, a cerca de 250 km de São Luís. E é importante lembrar que no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é formada as principais e exuberantes lagoas daquela região, dando entrada para os Lençóis é Barreirinhas. Além disso, para se locomover até lá, o melhor é partir de São Luís, de carro próprio ou alugado.
Mas, existem várias outras possibilidades de transporte, como vans ou ônibus, por exemplo. As vans podem ser alugadas para Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão. Já de ônibus para Barreirinhas, você pagará cerca de 51 reais, ou seja, uma maneira bastante econômica, onde o trajeto irá durar apenas 4 horas, em estradas asfaltadas. Saindo do porto de Barreirinhas também é possível pegar um barco ou lancha e parar na vila de Atins.
Quando ir para Lençóis Maranhenses
Agora, para você que deseja ir Lençóis, esteja em alerta para a estação chuvosa que geralmente acontece de janeiro a junho. Portanto, o ideal é aproveitar entre os meses de junho, julho e agosto. Pois, nessa época os dias costumam ser mais limpos e as lagoas ainda estão totalmente cheias. Portanto, depois da estação chuvosa, que é a partir de setembro, as lagoas ficam mais secas. Algumas delas podem desaparecer e outras inadequadas para banho.
No entanto, mesmo nas estações chuvosas as lagoas cheias podem variar, por isso, é importante pesquisar antes para ter certeza se poderá curtir as lagoas na época que você for. Geralmente, os passeios pelas dunas e lagoas costumam ser guiados por alguns profissionais do local. Por isso, é muito comum ver passeios em grupos de até 12 pessoas. Além disso, o preço de cada passeio costuma ser bem acessível, girando em torno de 60 e 120 reais, dependendo da duração. Normalmente, em Barreirinhas a maioria dos passeios são sempre em grupos de várias pessoas. No entanto, em Santo Amaro e Atins é mais comum fazer passeios privativos por valores maiores.
Se você está em dúvida de por onde começar as visitas ou não tem um guia, saibas que as lagoas mais famosas são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita. Já em Santo Amaro do Maranhão e Circuito da Lagoa das Sete Mulheres, as mais populares são as lagoas das Emendadas, Lagoa da Betânia, Lagoa da Andorinha e Lagoa Gaivota. Em Atins, por sua vez, se encontram a Lagoa da Capivara, Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena. No entanto, é válido lembrar que os passeios mais famosos nem sempre são os mais bonitos. Pois, a paisagem se modifica a cada ano. Então, é sempre válido fazer passeios que fogem do convencional, você pode se surpreender.
Visite as melhores lagoas do mundo
Na realidade, o que menos importa é qual lagoa escolherá e qual roteiro dará primeiro, pois, todas as paisagens são incríveis. Além disso, será quase impossível saber qual o destino preferido, pois, cada lugar terá as suas peculiaridades. Portanto, se possível, o ideal é criar um roteiro maior para incluir o maior número de lugares possíveis.
Além disso, embora as lagoas de Barreirinhas sejam mais famosas, muitos dizem que em Santo Amaro é possível encontrar as lagoas mais perfeitas com águas de cores exuberantes. Além do mais, se você não quiser somente ficar indo de lagoa em lagoa, também existem outras opções. Como por exemplo, passeios de lancha, quadriciclo e outros. Alguns passeios são bem em conta, já outros mais carinhos, então vale a pena consultar antes para ver qual cabe em seu bolso.
Além disso, antes de fazer qualquer passeio é importante apenas escolher locais credenciados. Pois, assim terá maior segurança e a certeza de que estará sendo guiado de maneira correta. Os profissionais sabem a rota correta, conhecem o Parque Nacional, além dos protocolos de preservação ambiental. Normalmente, os carros credenciados terão adesivos indicando a permissão e motoristas com crachá, então fica mais fácil saber.
Esportes radicais também atraem turistas
Além de tudo, se você pretende de fato conhecer os Lençóis, uma boa opção é sobrevoar as lagoas e ver por outro ângulo a paisagem incrível. Além do mais, é possível fazer diversas rotas ao seu critério com custo de 300 reais por pessoa. Se você for daqueles que não perde um esporte radical por nada, então lá também tem algumas opções. Como por exemplo, o kitesurf, muito comum na alta temporada.
Por outro lado, passear de quadriciclo também é possível estando fora do Parque Nacional, na área apropriada para isso. Esse sem dúvidas é um dos passeios mais alternativos que trará diversão a qualquer um. Desse modo, sua viagem não será nada monótona.
Mas, a sugestão mais indicada, apesar de não ser radical, é contemplar o lindo pôr do sol nas dunas. Pois, essa será sem dúvidas a imagem mais marcante da viagem. Além de tudo, é o tipo de atividade que não terá nenhum custo, portanto, não há motivos para não fazer.
Mais dicas para uma viagem inesquecível
Enfim, toda vez que estiver indo ao parque o ideal é levar sua própria comida em qualquer passeio. Por isso, esteja preparado e lembre-se que pode não encontrar locais para comprar comida em todo percurso. Na maioria das vezes é possível encontrar apenas lugares para almoçar em viagens mais longas. Mas, ao levar a sua comida e bebida, certifique-se de remover todo o lixo e não deixar nada no parque.
Além disso, esteja preparado para as caminhadas extensas caminhadas pelas dunas feitas sob um sol muito quente e sem sombras. Então, não deixe de levar seus matérias para proteção, além de roupas de banho e leves. Agora, após essas dicas basta curtir os Lençóis Maranhenses durante toda a sua viagem e sem deixar nada escapar.
reveja o conteúdo
Pingback: Lençóis Maranhenses – Rota das Emoções