Conheça o litoral do Piauí
Conheça o litoral do Piauí, a partir desse artigo, teremos muitas curiosidades interessantes que você irá ficar com uma vontade de viajar para esse estado.
O menor litoral do Brasil
De início, para quem é meio perdido no mapa o Piauí é um estado da região nordeste do Brasil, com cerca de 3 milhões de habitantes que tem como principal atividade econômica o plantio da cana de açúcar, do arroz, da mandioca, do algodão e também da pecuária e algumas indústrias. Mas hoje é dia de falar das partes turísticas do Piauí, que sinceramente, eu não consigo entender como é que não é o estado mais visitado de todo o Brasil. Talvez seja pelo fato de possuir apenas 66 km de costa litorânea, o menor litoral do Brasil, mas isso não significa nada. Se bem que o brasileiro adora praia, então onde tem praia o brasileiro está lá.
Praias e regiões turísticas
A principal região turística do Piauí é composta pelas cidades de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba. E é ali que você encontra a famosa árvore do cabelo penteado, que nada mais é do que um tamarindeiro, é um cartão postal. E fica perto de outro lugar muito bacana que é a Praia do Arrombado.Outra praia bacana é a Praia do Coqueiro, que é uma das favoritas para os praticantes do Kitesurf. Tem ainda a Lagoa do Portinho, que é muito conhecida por possuir dunas ao entorno de suas margens. Outro lugar bacana é a Praia do Atalaia, definitivamente, a mais famosa de todo o litoral piauiense, com uma faixa de areia branquinha banhada pelas marés. Que lindo, poético, legal, bacana.
Cajueiro Rei
Conheça também o Cajueiro Rei, que disputa com aquele outro cajueiro do Rio Grande de Norte, que é Potengi o nome da cidade, o título de maior cajueiro do mundo. São 8.800 m², se você não sabe o que é isso, é bastante. Tem ainda a Barra da Praia Grande, que é muito procurada pelos praticantes dos esportes de aventura. Tem a Praia de Macapá e a foz do Rio Camurupim, que é um local bem rústico, com várias tendas de palha em volta. Tem a Lagoa do Sobradinho, perfeita para quem gosta de pescar. Tem também as Dunas do Morro Branco, onde se formam várias lagoas de água doce entre janeiro e junho que são perfeitas para o banho. O banho, no caso, de se banhar.
Delta do Parnaíba
Próximo a cidade de Parnaíba temos o Delta do Parnaíba, que é listado como uma das paisagens mais bonitas de todo o Planeta Terra e fica ali bem na divisa com o Maranhão, então tem um pedaço no Maranhão e outro pedaço no Piauí. Basicamente esse lugar é um arquipélago com mais de 270 ilhas cheias de águas, lagoas, mangues e outras cositas más, que nem eu sei o que são. E ali conheça a Ilha do Caju e também os igarapés do Rio Parnaíba, a famosa revoada dos guarás, que acontece toda tarde quando as aves de pluma avermelhada, no caso, o guará, voltam para onde dormem, estão voltando pra casa.
Porto das Barcas
Visite também o Porto das Barcas, que é um dos principais pontos turísticos, que no fim, é um vilarejo histórico, com ruínas, bares, ruas estreitas, lojinhas de artesanato e etc. E, por último, dentro do Delta do Parnaíba conheça a Praia da Pedra do Sal, que é muito famosa por ter um lado da praia brava e outro lado da praia calma. O lugar perfeito para as pessoas que são mais agitadonas e as pessoas mais calmas, para descansar, passar o final de semana e tal. Perfeito para todo mundo.
reveja o conteúdo