Como é o Litoral Maranhense?
O Maranhão é um estado do nordeste com mais de 7 milhões de habitantes e com a segunda maior extensão litorânea do Brasil. E você sabe qual a capital? Muito bem pra quem falou São Luís. É um dos estados brasileiros que mais possui ilhas de todo o litoral. Tem a maior variação de marés do Brasil e uma das maiores do mundo, com ondas que chegam a 8 metros a cada 6 horas. Se você se pergunta se a água invade as ruas, a resposta é não, porque em alguns lugares a faixa de areia chega a 1 quilômetro. E isso tudo acontece por conta do formato do litoral, pela fase da lua e pela proximidade com a linha do Equador. Aqui responderemos sobre Como é o Litoral Maranhense e algumas de suas incríveis curiosidades.
No Maranhão encontramos o Centro de Lançamento de Alcântara, um lugar projetado para o lançamento de foguetes e satélites. Lá também tem o porto mais profundo do Brasil, o de Itaqui, em São Luís. Isso confere ao estado um dos maiores complexos portuários do nosso país. E olha que doido. O Maranhão possui a maior porção de manguezais do Brasil. São mais de 500 mil hectares. A Floresta dos Guarás, a Amazônia Maranhense e a Amazônia Atlântica do Pará constituem a maior floresta contínua de manguezais do mundo. o Litoral Maranhense é bem vasto né?
Mas vamos conhecer mais adentro o estado. Começando, é óbvio, pela capital, o lar de mais de 1 milhão de ludovicenses, São Luís. A cidade tem muita influência francesa, por isso muitas coisas de lá foram construídas por eles. Mas também outras galeras participaram do desenvolvimento da capital, como os holandeses, africanos, nativos indígenas, e claro, os portugueses. Pra você ter uma ideia, São Luís é conhecida como a Lisboa Brasileira e a Cidade dos Azulejos na América Latina, pelo maior conjunto de azulejos portugueses É uma multiculturalidade só nesse lugar que confere ao centro histórico da capital o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Mas agora vamos seguir o baile falando de outras regiões, começando pelo Polo dos Lençóis Maranhenses. Além da capital, certamente este é outro lugar que você ouviu falar, certo? São 155 mil hectares de área repletos de dunas brancas e lagoas azuis e verdes que todo mundo morre de vontade de conhecer. Os Lençóis Maranhenses, a grosso modo, é um deserto, mas não tecnicamente, já que chove mais de 1600 milímetros por ano. O lugar é famoso pelas dunas que se iniciam no Oceano Atlântico e adentram mais de 50 quilômetros no continente.
E além de lagoas encontramos praias, rios, cachoeiras, e também Barreirinhas, uma cidade cheia de vilarejos que estão virando febre no turismo, como o de Atins, o de Caburé, o de Mandacaru com o seu farol, também o vilarejo de Vassouras e a Praia de Lençóis. A Lagoa da Gaivota, a Lagoa da Andorinha, a Lagoa do Junco e o Oásis Queimada dos Britos em Santo Amaro também merecem um destaque especial. Assim como a Lagoa do Cassó em Primeira Cruz. E você achando que só tinha areia. Aliás, você sabia que algumas cenas de “Vingadores Ultimato e Guerra Infinita” foram gravadas lá? Isso sem falar nas novelas brasileiras que adoram o cenário. Como é lindo o litoral Maranhense né?
Agora é onde falamos da parte amazônica do Maranhão, com o destaque para a Ilha dos Lençóis, em Cururupu, completamente formada por areia e um lugar único no Brasil. Uma curiosidade: antigamente ali vivia a maior comunidade de albinos do Brasil. O nome dessa região se dá pela enorme quantidade de guarás, que não é o lobo guará, e sim essa ave da foto aqui. Ainda não há muito o que um turista fazer por ali, mas o pessoal tá trabalhando pra que em breve seja mais um grande destino brasileiro. Mas o mais interessante aqui talvez seja o Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís: O Triângulo das Bermudas do Brasil. O lugar, de origem vulcânica, é o segundo maior cemitério de embarcações do mundo. Estima-se que existam 200 navios naufragados. Não pense em ir nadar por esses lados, porque a corrente marinha, os bancos de areia e os recifes de corais fazem do litoral maranhense um dos mais perigosos trechos para grandes navios navegarem no mundo.
Vamos falar do Delta das Américas agora, que é o terceiro maior delta oceânico do mundo. O Delta das Américas é quase a mesma coisa, só que no Maranhão, e tem 70% de toda a área. Outro lugar que podemos observar esse fenômeno de um delta oceânico é no Rio Nilo, na África, e em Mekong, no Vietnã. É um santuário ecológico rico em flora, fauna, dunas, lagoas, rios e coisas da natureza. Aqui os destaques ficam para a cidade de Tutóia e a Praia do Arpoador. Na cidade de Araioses conhece-se ainda a Ilha do Caju, a Ilha dos Poldros e a Ilha Canárias. Sem deixar de visitar também a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do século XXI.