Barreirinhas a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses
Não existe um brasileiro que não tenha ouvido falar dos Lençóis Maranhenses e toda a sua beleza deslumbrante. Uma paisagem que nunca se repete, pois está em constante mudança, modificada pela força dos ventos. Entretanto, não são tantas as pessoas que sabem que esse lugar tão famoso faz pare de uma cidadezinha chamada Barreirinhas. Uma cidade calma e com aspecto de cidade de interior, possui uma população de pouco mais de 60.000 habitantes. Barreirinhas é a cidade que abriga os Lençóis Maranhenses.
Uma população convidativa, que te recebe de braços abertos e prontos para conversar muito. Sempre prontos para ajudar e trocar experiência com os turistas, a população de Barreirinhas vive da pesca, da agricultura, do artesanato e microempreendimentos.
Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre Barreirinhas, sua história e desenvolvimento e porque vale a pena conhecer esse lugar.
História
O local onde se encontra a cidade de Barreirinhas, remonta a ocupação do lugar pelas etnias indígenas caetés e tapuios. Quem ocupava o local perto da foz do Rio Preguiças, chamada de região das areias, eram os caetés. A Fazenda da Companhia de Jesus, Santo Inácio, chegou no século 18. Depois que os jesuítas foram expulsos, o lugar passou para a mão de diversos senhores de engenho. O desenvolvimento melhorou em 1849.
O governo do Império, na época, construiu uma ponte que facilitou a locomoção da comunidade e surgiram novos povoados, com as pessoas que começaram a chegar no lugar. Logo depois criou-se uma estrada interligando a região das areias aos outros povoados e a comunidade só cresceu, criando-se a freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Barreirinhas em 1858.
A freguesia tornou-se vila com a Lei Provincial de 1871 e foi considerada cidade no ano de 1938. Quando a Petrobrás sondou a cidade nos anos 60 para possível extração de gás natural e petróleo, Barreirinhas ganhou visibilidade nacional.
E, somente em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi fundado. Hoje, a população manteve boa parte da área de trabalho do passado, como pesca, agricultura e artesanato. Foi assim que a cidade de Barreirinhas ficou conhecida como a que abriga os Lençóis.
Infraestrutura municipal
Com mais da metade da população morando na zona rural, Barreirinhas é uma cidade acolhedora que teve o desenvolvimento da infraestrutura acelerado quando o Aeroporto e bairro do mesmo nome, bairro Canequinho e bairro Cebola chegaram. A cidade tem uma área de 3 111,30 km² e a densidade demográfica da população resulta em 20,1 habitantes por km². Fora os Lençóis Maranhenses, quem visita o lugar deve também conhecer as cidades de Atins, Caburé e Mandacaru.
As pessoas da cidade são chamadas de barreirinhenses e moram em um lugar localizado a 4 metros de altitude. Os turistas chegam através do Aeroporto Regional de Barreirinhas, disponível para pequenas aeronaves (máximo de 120 pessoas) e podem chegar pela estrada, na BR-402 e MA-225.
Além do Terminal Rodoviário de Barreirinhas, também conhecido como Rodoviária Barreirinhas, onde transitam muitas pessoas. Caso venha da capital, você percorrerá cerca de 250 km de distância, algo em torno de 4 horas de viagem se vier de carro.
A cidade ainda conta com 5 emissoras de rádio que cobrem a região.
-
Economia
Um dos grandes setores que mais movimentam a economia da cidade é o turismo, principalmente dos Lençóis Maranhenses, mas a cidade é bastante diversificada e conhecida na área rural.
Barreirinhas é considerada maior produtora de mandioca e castanha de caju do Maranhão, além de produzir milho, arroz, coco feijão e banana. Na área da aquicultura, as criações de tilápia e tambaqui se destacam.
E avança ainda mais, apostando em novas áreas, como a energia eólica com um complexo eólico que possui 48 aerogeradores e gera em torno de 220MW. A pesquisa de petróleo continua e existe uma possível construção de uma Usina Termelétrica com o uso de gás natural.
-
Serviços básicos
O lugar famoso por ser a porta de entrada para o Deserto Brasileiros, como os Lençóis Maranhenses também são conhecidos, possui o Hospital Regional de Barreirinhas e o Centro de saúde Eva Reis.
Quanto a educação, a cidade possui um IFMA (Instituto Federal do Maranhão), com cursos disponíveis para o nível técnico e nível superior. Para a educação infantil, se estima mais de 100 lugares disponíveis e mais de 150 lugares para ensino fundamental. Entretanto, existem menos de 10 locais que disponibilizam o Ensino Médio.
O município ainda é carente na área de saúde, poucas opções. A educação também possui carências no ensino médio, com poucos locais disponíveis, mas Barreirinhas está em constante desenvolvimento, sempre mantendo esse toque de cidade acolhedora do interior.
-
Turismo
Como foi falado antes, os Lençóis Maranhenses são os responsáveis por grande parte do turismo local, mas existem outras cidade e pontos turísticos, dentro do próprio parque, que se pode visitar.
Alguns pontos turísticos, por exemplo, são as lagoas Azul e Santo Amaro, essa última considerada a maior lagoa dentro do parque nacional e ainda pode conhecer o Farol das Preguiças ou região das areias, ocupado pelos índios caetés nos primórdios da região.
A cidade ainda é rica em cultura, com bumba-meu-boi, quadrilhas, dança country e muito mais. Um pequeno “oásis” nas imensidão do Deserto Brasileiro que são os Lençóis Maranhenses.
Ao visitar, busque conhecer a cultura e o povo, é uma experiência bônus para quem vai ao local. Com certeza será bem recebido e ouvirá muitas histórias dos gentis moradores.
Vale a pena conhecer a cidade?
Com tudo o que foi visto até aqui, com certeza vale a pena conhecer Barreirinhas e dar ainda mais destaque ao lugar. A cidade pode ser a porta de entrada do parque nacional, mas possui muitas outras riqueza.
Cultura, artesanato, pesca, agricultura e turismo são os setores que mais se destacam. As incríveis criações de peças usando a palha de buriti são maravilhosas e representam bem um lugar que vive em grande parte na zona rural.
Além disso, é um dos principais pontos da famosa Rota das Emoções, ao lado do Delta da Parnaíba – PI e de Jericoacoara – CE, então motivos tem de sobra para conhecer esse paraíso.
Viaje pelo Brasil e tenha surpresas magníficas e experiências fantásticas. Vale a pena dar uma chance para Barreirinhas, a cidade que abriga os Lençóis.
reveja o conteúdo
Pingback: Barreirinhas: a cidade que abriga os famosos Lençóis Maranhenses – Rota das Emoções
Pingback: O que é Rota das Emoções? - Rota das Emoções