Barroquinha: um paraíso do sossego no Litoral do Ceará
Barroquinha não pode faltar na sua rota pelo litoral do Ceará. É a última cidade do extremo oeste do estado, conta com uma população estimada de 15 mil habitantes, fica na divisa com o estado do Piauí e está a 413,3 km de distância da capital Fortaleza.
Com uma comunidade de pescadores nos arredores, a pesca artesanal é a principal atividade econômica da região, o que influência fortemente na culinária local, fazendo o prato principal ser moqueca de diversos tipos de peixes.
A beleza das dunas e do deslumbrante pôr do sol vêm atraindo turistas por meio da Rota das Emoções, mas a cidade ainda é pouco frequentada, até mesmo em períodos de alta temporada, e por conta disso suas praias parecem ter conservado sua beleza primitiva, com paisagens maravilhosas, onde o sossego junto à natureza é garantido.
A infraestrutura da cidade
Para chegar até a cidade, é possível descer no aeroporto de Jijoca de Jericoacoara, que apesar de ter voos mais caros, garante apenas 30 minutos de viagem de carro até a vila, economizando o tempo de 4 horas de estrada para quem sai do aeroporto de Fortaleza.
Barroquinha possui uma sucinta infraestrutura turística, com opções de hotéis e pousadas de frente para o mar. Os lugares mais procurados para se hospedar ficam na Praia de Bitupitá ou na Praia de Curimãs.
Alguns bares e restaurantes dividem a cena com o pequeno comércio local, mas os favoritos são aqueles à beira mar, como o Restaurante Brilho do Mar, em Curimãs, e o restaurante Beira Mar, em Bitupitá.
O que fazer em Barroquinha?
A cidade possui diversos atrativos turísticos, entre eles está o Farol de Bitupitá, a 30 km da sede do Município de Barroquinha, onde turistas se reúnem para apreciar, do alto, a vista das praias, dunas e manguezais.
As selvagens praias também reservam paisagens maravilhosas e sossegadas, como a Praia Nova, que por meio de suas trilhas levam os turistas às lagoas dos Remédios e Salgada, e a Praia de Bitupitá, que oferece tranquilidade na areia branquinha e passeio de barco no mar e pelo mangue.
Entretanto, o destino mais cativante é a praia da Vila de Curimãs, uma das mais belas do litoral oeste do Ceará, parece um pedacinho do paraíso com seus cenários desérticos de dunas brancas e uma pequena lagoa na orla. Ideal para quem busca relaxar.
Um destino que vale a pena?
Visto tudo isso, as belas paisagens naturais extraordinariamente preservadas, quase inalteradas, com suas dunas, coqueirais, rios, lagoas e manguezais intocados, é inegável que Barroquinha é o destino certo para os amantes da natureza.
A cidade também vem consolidando a cada ano a sua festa de Carnaval, com concentração na principal praia da cidade, Bitupitá, onde é possível desfrutar das músicas de bandas locais.
Para quem procura aproveitar com tranquilidade e bastante contato com a natureza, Barroquinha merece fazer parte do roteiro de viagem.
reveja o conteúdo
Pingback: Barroquinha: um lugar de sossego no Litoral do Ceará – Rota das Emoções
Pingback: O que é Rota das Emoções? - Rota das Emoções
O local pareceu muito tranquilo e bucólico. Gosto de recantos assim. Talvez Jeri fosse assim nos anos 60. Um pouco do que é a Pedra do Sal, no delta do Parnaíba.
Tomara que a estrada de acesso esteja em boa condição o ano inteiro. Quem sabe, um dia chego lá. O nome é fácil de gravar.