5 lugares para conhecer em Teresina
Hoje vamos falar do Estado do Piauí, especificamente a capital. Teresina é a primeira cidade planejada do Brasil, e o seu nome é uma homenagem a Tereza Cristina, esposa do Imperador Dom Pedro II. Vamos conhecer aqui os 5 lugares para conhecer em Teresina.
Polo cerâmico do Poty Velho
O primeiro lugar para conhecer em Teresina é o Polo cerâmico do Poty Velho, o local onde fica esse Pólo cerâmico foi o primeiro bairro da cidade de Teresina, lá viviam os índios potis a eles se juntaram alguns fazendeiros da região e fundaram a barra do Poty, antigamente neste local vendiam-se apenas tijolos telhas e filtros de Barro, com o passar do tempo houve uma evolução da produção de artigos cerâmicos e Hoje existe uma grande variedade de potes, vasos e objetos decorativos.
Museu Dom Avelar
O segundo lugar para conhecer em Teresina é o museu Dom Avelar, essa é uma atração novíssima da cidade porque ele foi inaugurado em setembro de 2019, o museu é um sonho realizado do Padre Pedro Maione, o italiano que veio para o Brasil e trabalhou durante longos anos na cidade de Teresina, em 1989 ele criou a Fundação Cultural Cristo Rei, para fomentar a educação e cultura. Mas o sonho maior do padre era um museu que acabou se tornando realidade no ano passado, este Museu tem mais de 21 mil peças no seu acervo sendo que 14 Mil delas são moedas, muitas delas colecionados pelo próprio padre e algumas com mais de dois mil anos.
Parque Floresta fóssil
O terceiro lugar para conhecer na capital do Piauí é o parque Floresta fóssil, esse Parque fica no meio da cidade de Teresina às margens do Rio Poti e ao lado de uma movimentada Avenida da cidade, ele é a única Floresta fóssil que fica em área urbana, os troncos encontrados na floresta fóssil do Piauí são semelhantes àqueles encontrados no Parque Yellowstone nos Estados Unidos, o parque tem 13 hectares e aproximadamente 70 troncos. Estima-se que esses troncos foram fossilizados há mais ou menos 250 milhões de anos, a floresta fóssil de Teresina é um caso raro porque os troncos foram fossilizados na vertical.
Palácio de Karnak
O quarto lugar para conhecer em Teresina é o Palácio de Karnak, você já ouviu a palavra karnak? provavelmente. Sabe-se que esse é um templo do Egito, construído por alguns faraós, mas o Palácio de Karnak não tem nada a ver com o Egito, e provavelmente foi apenas uma homenagem a ele. Esse Palácio, construído no século XXI, já foi moradia, e um Educandário, porém no ano de 1926 foi comprado pelo Governador Matias Olímpio de Melo para ser o Palácio do Governo, o que é até hoje.
Complexo turístico da Ponte João Isidoro França
E o quinto lugar para conhecer na capital é o complexo turístico da Ponte João Isidoro França. Essa ponte foi inaugurada no ano de 2010, e tornou-se desde então, o principal cartão-postal da cidade de Teresina e talvez também Piauí, o nome da ponte foi em homenagem a um mestre de obras portuguesas João Isidoro França que foi um dos idealizadores e planejadores da cidade de Teresina. A principal atração, mesmo além da sua arquitetura moderna, é o mirante que , fica 95 metros de altura e tem uma visão 360 graus da cidade.
reveja o conteúdo