Que tal conhecer 10 cidades que você não pode deixar de passar na Rota das Emoções? Afinal, a Rota das Emoções é o verdadeiro roteiro dos sonhos. Basicamente, o roteiro inclui três estados – Ceará, Piauí e Maranhão, e passa por cerca de 14 cidades, todas elas conectadas por experiências e vivências únicas.
Geralmente, existem diversas maneiras de fazer a Rota de Emoções. Pode ser por ônibus, jipe, carro, moto e até mesmo kitesurf, mas, acredite, uma das melhores experiências na Rota das Emoções é cruzar os caminhos por um 4×4, garanto que é uma recordação para guardar eternamente.
Neste sentido, sabemos como montar um roteiro turístico como esse não é coisa fácil. Por isso, trouxemos 10 cidades que você não pode deixar de passar na Rota das Emoções, que te farão pensar melhor na hora de começar a se planejar para conhecer o litoral nordestino! Confira abaixo.
Descubra 10 cidades que você não pode deixar de passar na Rota das Emoções
Geralmente, podemos dizer que a Rota das Emoções é perfeita por ser versátil. Por lá, aventureiros, esportistas, mochileiros, fotógrafos e muitos outros, sempre encontrarão um lugar perfeito para curtir e relaxar. Por isso, temos algumas cidades que você não pode deixar de passar na Rota das Emoções, confira:
1. São Luís, Maranhão
São Luís do Maranhão é um verdadeiro polo histórico rico em cultura e belezas. A capital do Maranhão encanta por seu charme, seu estilo remete sua origem Francesa. São Luís é porta de entrada para os Lençóis Maranhenses e Alcantara. Vale muito a pena conhecer São Luís. Se você vai fazer a Rota das Emoções, provavelmente irá passar por lá.
Uma das principais atrações é o Palacio dos Leões e o centro histórico de São Luís, vale muito a pena dar uma passadinha nesses locais para conhecer um pouco da história.
2. Paulino Neves, Maranhão
Também conhecida como Rio Novo, a cidade se desmembrou há pouco tempo do município de Tutóia. Inclusive, o nome Rio Novo vem devido ao rio que banha a cidade. Apesar de ser uma bela cidade, o turismo ainda não é muito forte, mas deverá crescer por oferecer uma região mais privada e próxima dos Lençóis Maranhenses.
Uma das melhores atrações da Paulino Neves é a Lagoa do Barreiro Azul. Com uma cor impressionante, ela é pouco movimentada, mas um dos lugares mais belos do Maranhão. Por lá, temos uma pequena tirolesa, um pedalinho e uma ótima infraestrutura para receber os visitantes. Vale muito a pena conhecer!
3. Camocim, Ceará
Pequeno município do Ceará, Camocim é famosa por suas praias, sendo ideal para um passeio em família. Localizada a 354 km de Fortaleza, ela está na região desértica do Ceará. Bem próxima a Parnaíba, no Piauí, é possível se deslocar até a cidade facilmente por um transfer.
Por lá, é possível conhecer a Praia de Guriú, perfeita para quem ama uma praia deserta e sossegada. Apesar de ser um local de mangue, é perfeita para receber turistas, que sempre ficam encantados com a beleza do lugar. Por ser bastante pacata, Camocim é, sem dúvida, uma das cidades que você não pode deixar de passar na Rota das Emoções.
4. Jericoacoara, Ceará
Jericoacoara é uma das cidades mais famosas da Rota das Emoções. Localizada a 488 km de Fortaleza, possui um pôr do sol fascinante, além de uma excelente infraestrutura para receber turistas. Por lá, é possível conhecer as dunas e fazer um passeio de buggy, além de se encantar com a vila dos pescadores da região.
Por lá, além do pôr do sol nas dunas, uma outra atração é muito frequentada: A Lagoa do Paraíso. Com águas cristalinas, e tons de azul e verde, é possível encontrar diversos estabelecimentos durante a sua longa extensão, sem contar o Alchymist, um beach club perfeito para passar o dia. Vale a pena conhecer!
5. Santo Amaro, Maranhão
Santo Amaro é uma incrível cidade por conta das suas incríveis belezas naturais, que incluem lagoas, dunas e outras maravilhas. Mas, além disso, ela é muito famosa por ser o local perfeito para conhecer os Lençóis Maranhenses, tendo uma ótima infraestrutura para receber turistas.
Por lá, um lugar muito conhecido é a Lagoa da Gaivota. No passado, ela serviu como local de gravação do filme Casa de Areia. Com ótima infraestrutura, vale muito a pena conhecer, especialmente porque diversas agências da região oferecem um traslado seguro e acessível.
6. Araioses, Maranhão
Um dos lugares mais bonitos da Rota das Emoções, Araioses é um dos berberes do Delta do Parnaíba. Isso porque Araioses está no centro de duas cidades: Parnaíba (PI) e Tutóia (MA), sendo um local perfeito para curtir e relaxar, pois além das praias e lagos, possui uma natureza incrível e exuberante.
Uma das maiores atrações de Araioses é a Ilha do Caju, que está localizada a 50 km da Parnaíba. Por lá, existem dois climas: o quente e o úmido, sendo perfeito para quem ama curtir praias e um sol forte. Além disso, também é possível curtir mangues, ilhas fluviais e diversas dunas que compõem a cidade.
7. Barreirinhas, Maranhão
Barreirinhas é famosa por ser a porta de abertura dos Lençóis Maranhenses. Por lá, temos uma grande extensão de areais brancos, além de diversos lagos e árvores. Sendo assim, a região é conhecida como o “Deserto Brasileiro”. Além disso, a cidade também abriga o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que foi criado em 1981 e possui mais de 90 mil hectares de dunas e lagoas.
Além disso, Barreirinhas conta com outras atrações incríveis, como as Lagoas Azul e Bonita, que são muito visitadas pelos turistas devido às suas águas mornas e claras. Sem contar que ainda é possível vislumbrar alguns pântanos e mangues durante a viagem. Vale muito a pena conhecer!
8. Luís Correia, Piauí
Localizada no litoral do Piauí, com cerca de 46 km, Luis Correia possui o menor litoral do Brasil, mas, nem de longe deixa de ser uma das cidades que você não pode deixar de passar na Rota das Emoções. Isso porque a cidade é perfeita para conhecer o Delta do Parnaíba, pois possui diversas atrações históricas, culturais e gastronômicas.
Além disso, Luís Correia possui a praia mais famosa do Piauí: a Praia do Coqueiro. Com ventos constantes e ondas perfeitas para os esportes aquáticos, a Praia do Coqueiro é ideal para todas as idades, especialmente por conta das suas piscinas naturais. Aliás, para quem ama uma boa infraestrutura, ela possui diversas barracas e estabelecimentos, o que torna o lugar belo e aconchegante.
9. Cajueiro da Praia, Piauí
Localizada a 400 km da capital Teresina, Cajueiro da Praia é uma das cidades que você não pode deixar de passar na Rota das Emoções. Antigamente, a cidade era conhecida por Timonha. Muito conhecida por conta do cajueiro que possui, ela é um dos 4 municípios piauienses banhados pelo Oceano Atlântico.
Além das belezas naturais e dos cajueiros, um passeio muito conhecido em Cajueiro da Praia é a Rota Ecológica do Cavalo-Marinho. Basicamente, o projeto consiste em uma trilha ecológica que busca preservar esses animais e os espaços onde eles estão. Logo, é a opção perfeita para quem ama trilhas e maior contato com os animais!
10. Tutóia, Maranhão
Localizada a 463 km da capital São Luís, Tutóia é uma cidade privilegiada. Isso porque a sua localização é perfeita, situada entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Delta do Rio Parnaíba, o que destaca a sua existência nos roteiros turísticos da região.
Sendo assim, a cidade abriga os Pequenos Lençóis Maranhenses, que são os Lençóis Maranhenses em menor escala. Além disso, Tutóia possui uma excelente infraestrutura, com diversos empreendimentos, hotéis, bares e restaurantes. Vale muito a conhecer!
Por isso, trouxemos para você algumas cidades que você não pode deixar de passar na Rota das Emoções. Em um roteiro turístico como esse, o que não falta são opções de lazer e relaxamento. Portanto, não perca tempo e considere a Rota das Emoções nas suas próximas férias. Com certeza será inesquecível!
reveja o conteúdo
Pingback: 10 cidades que você não pode deixar de passar na Rota das Emoções – Rota das Emoções
As cidades mais lindas da Rota das Emoções que conheci foram: Parnaíba, Camocim E São Luís .